1. Preparação à Fiação

Na secção de Preparação começa o processo que dá origem aos diferentes tipos de fios que fabricamos na PortWool. É aqui que procedemos às diferentes mistura de fibras, naturais ou sintéticas, por forma a obter uma mecha intimamente misturada. Este preparado é o ponto de partida para a fiação.

 

 

2. Fiação

Na fiação, a mecha de preparação é transformada em fio. Aqui é definido o número métrico e o nível de torção pretendidos na construção de cada tipo de fio. Na nossa fiação, normalmente o número métrico oscila entre o 5 e o 60 nm.

 

 

3. Bobinagem Automática

O processo de bobinagem consiste na passagem do fio de bobines de fiação para cones. Simultaneamente, é efectuada uma depuração ao fio após fiação através de tecnologia que liberta o fio quer de fibras estranhas, quer de pontos grossos finos. O fio é assim libertado de eventuais contaminações ou imperfeições ocorridas no processo de fiação.

 

4. Retorção

Sempre que o cliente o solicita, os fios são fornecidos a um, dois, três ou mais cabos. É nesta secção que os fios são juntos e retorcidos.

 

5. Encolhimento

Este processo consiste em submeter o fio com incorporação de fibra acrílica de alto volume (HB) a uma dada temperatura por forma a conferir-lhe um toque mais “alanado”. A fibra acrílica HB tem a particularidade de encolher. Esta propriedade permite a construção de fios com aspecto e toque melhorados.

 

6. Tingimento

Na nossa tinturaria, estudamos e desenvolvemos as cores e os diversos acabamentos dados quer aos nossos fios, quer aos nossos tecidos. Com uma vasta gama de aparelhos, fazemos cargas de tingimento que vão dos 20 aos 300 kgs por entrada. O estudo e análise de cores são efectuados com recurso à tecnologia de colorimetria.

 

7. Tecelagem e Acabamento

Na tecelagem da PortWool são fabricados tecidos com construções diversas, de acordo com as solicitações do mercado. Sarja, Tafetá e Gabardina são algumas das construções mais habituais. Os nossos tecidos são tradicionalmente construídos com fios Poliester/Lã fabricados na nossa empresa. Após a tecelagem, os tecidos são encaminhados para a ultimação, onde são devidamente acabados e preparados para comercialização.